sexta-feira, 27 de junho de 2014

ARRANCO DE VARSÓVIA

ANDREA DUTRA - ELISA QUEIRÓS - CACALA CARVALHO e PAULO MALAGUITI PAULEIRA
Rádio Roquette Pinto – 27/06/2014
Na Panela Pra Dançar é o mais recente CD desse grupo vocal, onde a voz do samba costuma falar mais alto. E é tão alto que nobres compositores como Danilo Caymmi e Claudio Nucci vem apimentar esse refogado exaltando o Apogeu e Glória do Arranco de Varsóvia que há 20 anos vem atravessando o difícil deserto do reconhecimento dos artistas brasileiros. E por mérito, esse caminho o Arranco desbravou. “Fechou o comércio no mercado turco”. E no mercado brasileiro, claro, também.
Arlindo Cruz, da mesma forma, deixou sua contribuição na Panela com uma apetitosa Papinha feita com canja, engrossada com um supimpa purezinho de batatas e regado a um adocicado suco de laranja lima. Uma salutar e amena refeição!
Mas o cardápio não termina por aí. O magistral gourmet carioca Malaguti Pauleira nos dá uma boa dica de como preparar e comer um genuíno feijão brasileiro à moda Mama África, com muito tempero e farinha, misturando tudo na cuia e comendo-se com a mão. Essa é de se lamber os beiços!
E para uma saudável digestão: “a gente dança até o dia clarear...”.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

RITA, O MUSICAL

MIGUEL ARRAES - LIVIA DABARIAN - MARCELO FERRARI - LAURA LOBO - CLEITON MORAIS e LUISA MAIA
Sala Baden Powell - 26/06/2014
Um espetáculo onde os conflitos da juventude contemporânea são exibidos nas mais variadas formas: paixão, sexualidade, convívio familiar, ciclo social e, obviamente, as crises existenciais. Tudo isso embasado em rock’n roll. Os diálogos são a porta de entrada para o repertório da Rainha do RockRita Lee – que fez de suas canções uma grande brincadeira identificando-se com as sacações dos adolescentes e suas cabecinhas piradas. São os momentos de uma realidade imutável – a adolescência e seus embates – que a produtora e dramaturga Flávia Lima explana, cria e dá vida a personagens.
Inovando ainda mais o espetáculo, a interação com o público se faz da forma mais inusitada possível. Contrariando as regras de auditório, a utilização do celular mantido em vibracor e conectado através de redes sociais permite a platéia poder expressar-se sobre as atitudes dos personagens ou dar também uma força básica para a interpretação dos atores.
Cantar junto é inevitável! Qual de nós não se agita ao som de Ovelha Negra ou Baila Comigo. Quem não namorou, ou curtiu, ou ficou pelas baladas da vida motivados nas canções como Mania de Você, Banho de Espuma ou Meu Doce Vampiro.

É assim que Rita Lee se imortaliza. Irreverente, atual e extraordinariamente jovem. Sua linguagem chegou para ficar, desbravou o rock brasileiro e iniciou uma escola diferente e moderna de fazer música.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

GUINGA - JEAN CHARNAUX - LUCIAH HELENA e IAN FAQUINI

GUINGA – JEAN CHARNAUX – LUCIAH HELENA - IAN FAQUINI e LEANDRO SOUTO MAIOR
Rádio Roquette Pinto – 16/06/2014
O programa Agora no Ar resolveu incrementar de vez a sua programação. Com um auditório pequeno mais bem confortável, acessível à platéia, as gravações do programa prometem ir de “vento em popa” e o Sabor da Música faz questão de acompanhar essa reformulação.
Nessa edição o apresentador requisitado foi Leandro, jornalista e guitarrista da banda Fuzzcas, responsável pelo programa semanal Acorde, que vai ao ar todos os sábados às 16h nessa emissora, junto com seu parceiro Ricardo Schott.
Agora no Ar é um programa para quem gosta de boa música e para essa gravação o convidado da tarde foi o compositor, violonista e ex-dentista, Guinga, parceiro de tantos ícones da música popular brasileira, que prima com composições tão expressivas mas que exigem uma boa dose de conhecimento para serem executadas.
Para um duo violonístico a altura, Guinga se apresenta com seu “fiel escudeiro” Jean, que faz parte dessa nova safra de jovens talentosos que enaltecem as noites cariocas. Os dedilhados são incríveis, impecáveis, de uma riqueza sonora inigualável.
Guinga ainda tem mais para mostrar. Ornamentando uma linda melodia do autor, a presença de uma voz feminina, doce, ponderada e madura de Luciah que vem exalar um perfume intimista para essa apresentação. Um luxo só! Vale a pena o público conferir. 

quarta-feira, 11 de junho de 2014

DANILO CAYMMI e CLAUDIO NUCCI em CAYMMI É 100

DANILO CAYMMI e CLAUDIO NUCCI 
Academia Brasileira de Letras – 11/06/2014
Uma parceria que já data desde os anos 80 com um entrosamento musical que se assemelha a perfeição. Juntos, agora, eles celebram uma homenagem aos 90 anos de Dorival Caymmi, onde entoam canções extremamente expressivas, fruto da inspiração do poeta com seus alentos, seus momentos de reflexão, seu chão, suas paixões e a admiração pela maior entidade que conquistou seu coração: o mar. Tudo isso harmonizado em belas melodias, como é prioritário nas composições de Caymmi.

E ninguém melhor do que Danilo, seu descendente e Nucci, um exímio compositor e apreciador da boa música, unindo-se num show intimista, onde prevalecem as vozes, o violão e, em alguns arranjos, a flauta transversa de Danilo exaltando, sobretudo, o Samba da Minha Terra.

sábado, 7 de junho de 2014

MAOGANI

CARLOS CHAVES - MARCOS ALVES - PAULO ARAGÃO e SERGIO VALDEOS
Sala Baden Powell – 07/06/2014
A formação é erudita mas suas cordas passeiam pelas veredas da música popular. Com quase vinte anos de existência Maogani consolidificou seu trabalho com um esmero precioso, lapidando arranjos e depurando um repertório de mestres. Hoje o homenageado é Ernesto Nazareth pela contribuição de seus 150 anos de música genuinamente brasileira. Pairando é o título do recital comemorativo e do CD lançado pela gravadora Biscoito Fino, que contém 12 composições de Ernesto. Esses temas foram escolhidos de forma bem criteriosa, prevalecendo as obras pouco conhecidas da vasta discografia do autor. E entre elas, destacam-se Cruz, perigo! (composta aos 16 anos), Pairando (música que deu o título ao CD) e Resignação (última obra do autor).
Maogani tem a excelência de enriquecer a sonoridade das melodias através dos arranjos, construindo harmonias sobrepostas, tecendo assim dedilhados exuberantes, finíssimos e inigualáveis. Maogani é um oásis da boa música!!!