sexta-feira, 30 de março de 2012

HAROLDO COSTA Convida JOÃO CARLOS ASSIS BRASIL

HAROLDO COSTA e JOÃO CARLOS ASSIS BRASIL

Teatro Sesi-Centro – 30/03/2012
Brilhante pianista carioca. Iniciou sua formação no Conservatório Brasileiro de Música (RJ). Foi aluno de Jacques Klein e Pierre Sancan (Paris). Partiu para Áustria aprimorando seus estudos e atuou nessa capital como solista na Orquestra Filarmônica de Viena. Belgrado, Londres, Washington, etc., tiveram registrado em seus teclados o talento das mãos ágeis e seguras de João. Seu maior prazer é a criação. O improviso sempre está presente em seus espetáculos. Apaixonado por cinema, ele apresenta em seu repertório suítes diversas com temas de filmes hollywoodianos. Frederic Chopin é o seu compositor predileto. E a leveza com que João executa suas obras é inebriante. Enfim, um artista de prestígio, honrado e respeitado por sua essência talentosa e conhecedora, produzindo repertórios diversificados com arranjos preciosos. Uma pedra de raro fulgor.

terça-feira, 27 de março de 2012

ZEU BRITTO

ZEU BRITTO
Teatro Carlos Gomes – 27/03/2012
Cantor, apresentador e ator baiano da cidade de Jequié. Simpático, irreverente e "gargalhantemente" espontâneo. Um inovador tarimbado. Um espécime singular. Um artista multifacetado e extravagante. Enfim, Zeu é tudo num homem só. E como um único homem é diferente de tudo. Suas composições são bem-humoradas e possuem um sabor liberal com um perfume libertino. Todo desabafo, gafe, novidade ou segredo de amigos, vira música. Uma turbulenta inspiração aferventa o cóccix do artista. É um fogo abrasador que devasta seu cérebro e detona sua alma: É o transe do poeta. É o apetite voraz do rimador captando melodia. É a alma deliciosamente insana do construtor na sua criatividade. É o Zeu. É o Britto. É a Arte!!!

segunda-feira, 26 de março de 2012

PEDRO LUÍS

PEDRO LUÍS

Teatro Sesi-Centro – 26/03/2012
Músico multifacetado, principal integrante do grupo Pedro Luís e a Parede, fundador do Bloco Carnavalesco Monobloco que também promove ensaios e oficina de música semanal, agora lança seu primeiro CD solo "Tempo de Menino" que conta com honrosas participações como: Milton Nascimento, Roberta Sá, Erasmo Carlos e a cantora portuguesa Carminho. A produção é de Rodrigo Campello e Jr. Tostoi, gravado no Rio de Janeiro e masterizado nos estúdios Abbey Road, em Londres. Das 13 canções apresentadas, só a faixa "Hoje e Amanhã Não Saio de Casa" não é autoral. Um trabalho amadurecido onde fica fácil apreciar o talento, a agradável forma de expressão e o balanço e de suas composições. Esse é o cara, gente!!!

terça-feira, 20 de março de 2012

HYLDON Convida CARLOS DAFÉ

HYLDON e CARLOS DAFÉ

Teatro Carlos Gomes – 20/03/2012
Hyldon – Cantor e compositor baiano por nascimento, niteroiense por criação e primo de Pedrinho da Luz (guitarrista do The Fevers), um incentivador da carreira de Hyldon. Produtor musical e grande conhecedor da "soul music brasileira", autor de "Na Rua, na Chuva, na Fazenda", "Na Sombra de uma Árvore", "Sábado e Domingo" entre muitas outras canções que marcaram época. E para incrementar essa participação no Projeto 7 em Ponto, Hyldon não veio sozinho. A presença de convidados veio somar esse show, entre eles estava Carlos Dafé, multiinstrumentista, ex-integrante da Banda Black Rio que acabou de incendiar o braseiro que já se encontrava muito quente. Enfim, suingue e ritmo não faltaram. Hyldon soube fazer bonito e seus convidados também!!!

SANDRA DE SÁ

SANDRA DE SÁ
Centro Cultural Light – 20/12/2012
Terças Musicais Light dá início a sua temporada 2012 com um show "quentíssimo", cheio de raça e muito suingue. Esse é o estilo urbano de Sandra, a musa do "soul brasileiro", a grande vedete do canto nativo que exala balanço. Uma interação perfeita entre a artista e o público é o forte dessa musa. A troca prazerosa de emoções atenua a sensibilidade. A energia inebriante solta no ar. Uma descontração sem tamanho. Pura naturalidade. Um precioso cristal negro que reluz altaneiro distribuindo música!

segunda-feira, 19 de março de 2012

ARÍCIA MESS & EVANDRO NAVARRO

ARÍCIA MESS e EVANDRO NAVARRO

Sala Baden Powell – 19/03/2012
E o Porto Aberto continua imperando de vento em popa. No cais, o número de embarcações aumentam gradativamente a cada apresentação na expectativa de poder mostrar seu trabalho em águas tão acolhedoras. A grande nau madrinha dessa semana foi Arícia. Experiente, segura, nativa, com um estilo inovador de cantar e compor. Artista de raça e batalhadora, um modelo de vitória para aqueles que buscam ocupar um espaço no universo da música. Evandro, um mineiro de Muzambinho, foi o vencedor da noite com a canção "Qual Explicação". Um bom começo para quem quer se radicar no Rio de Janeiro a espera de uma oportunidade ou de um reconhecimento. Garanto que esse cara tem futuro!!! Como afirma Arícia num canto quase profético: "A Rainha de Angola mandou dançar" porque "Quem balança como o mar, não tem medo"!!!

quinta-feira, 15 de março de 2012

WILSON MOREIRA

WILSON MOREIRA

BNDES – 15/03/2012
Carioca, compositor e sambista nascido e criado em Realengo. Foi um dos primeiros integrantes da bateria da ala dos compositores da Mocidade Independente de Padre Miguel e que mais tarde transfere-se para a Portela onde permanece até hoje. Parceiro de Nei Lopes, autores de "Senhora Liberdade", "Goiabada Cascão" e "Gostoso Veneno" entre muitos outros sambas. Mas para chegar a esse patamar, Wilson batalhou muito. Órfão de pai aos 9 anos teve que enfrentar a labuta para a sobrevivência. Foi vendedor de amendoim, cocada, entregador de marmita, engraxate, guia de cego e depois guarda de presídio, ofício desempenhado por 35 anos. No ano de 1997, o sambista sofre um derrame que o deixa quase imobilizado. Movimentaram-se os artistas em prol de fundos para sua recuperação, o que foi alcançado com êxito. Hoje, aos 75 anos de idade, esse baluarte do samba mostra o que ainda é capaz. E mostra muito, no show de abertura de um projeto respeitável e existente há 27 anos: Quintas no BNDES, que já alcançou a marca de 900 apresentações reunindo um público de aproximadamente 300 mil pessoas. Sucesso Wilson!!! Sucesso Quintas no BNDES!!! Ambos incansáveis na luta da boa música.

quarta-feira, 14 de março de 2012

FHERNANDA FERNANDES & SIDNEI CAJON

FHERNANDA FERNANDES e SIDNEI CAJON

Quiosque Drink Café Lagoa – 14/03/2012
Carioca, cantora, compositora e violonista que teve o privilégio de nascer num dia de domingo em plena comemoração do Dia das Mães. Um prenúncio para a vida tão abrangente que tocou fortemente o coração de Fhernanda agraciando-lhe com generosidade e uma extrema sensibilidade para as artes, em especial, com um refinado gosto para música. Sua descoberta para composições foi a partir do nascimento de seus filhos, o que exigiu de Fhernanda um tempo mais intenso voltado para a criação (tanto dos filhos quanto da música). Paris foi à próxima etapa da sua vida, onde ficou reconhecida ao gravar o CD Gosto de Hortelã e cantar ao lado de Michel Legrand, Mercedes Sosa, Tuck and Patty e Winton Marsalis. Atualmente encontramos Fhernanda no Drink Café Lagoa, um recanto romântico e natural. Sidnei é o percussionista responsável pelo sincopado da cantora. Possuidor de muita tarimba, faz um bonito trabalho. Um programa recomendadíssimo para as noites de quarta-feira. Vamos lá!!!

segunda-feira, 12 de março de 2012

JOÃO CAVALCANTI – ELIZA LACERDA & MATHEUS VON KRÜGER

JOÃO CAVALCANTI – MAGALI - ELIZA LACERDA & MATHEUS VON KRÜGER

Sala Baden Powell – 12/03/2012
E o porto continua aberto recebendo e mostrando canções de artistas gabaritados mais pouco conhecidos do público, que seguem a corrente musical, na leveza de uma maré em alta, vindo desaguar nesse oceano de talentos. O músico convidado dessa noite é João. Sim, o filho de Lenine, que além de cantor, compositor, instrumentista e jornalista é integrante do Grupo Casuarina, e que veio mostrar um pouquinho do seu trabalho e apadrinhar a canção vencedora da noite: "Domingo de Céu" interpretada por Eliza Lacerda, de autoria de Matheus Von Krüger, que também foi o campeão da semana da estréia. Essa é uma excelente oportunidade para os compositores apresentarem seu trabalho para um público atento e interessado. Venham, sim!!!

sexta-feira, 9 de março de 2012

ACORDE & CANTE

GLAUCIO RANGEL & FÁBIO LOPES

Caipirinha & Filé – 09/03/2012
A boa música tocada à noite, num recanto agradável sobre a luz de uma brilhante lua e acompanhada de uma saborosa refeição é tudo de bom! Acorde & Cante e Caipirinha & Filé sabem proporcionar esse prazer em grande estilo. Fábio é um excelente violonista, brinca com as cordas produzindo sons e efeitos geniais, como o de uma bateria de escola de samba, além de arranjos lindos para as canções. Glaucio também faz bonito. A marcação é o ponto vital para um solo excelente. O repértório é de excelente escolha e o vocal primoroso. Essa dupla se apresenta sempre aos fins de semana, aqui, no Parque dos Patins, Quiosque 2. Se vocês apreciam essa atmosfera, o lugar é aqui.

quinta-feira, 8 de março de 2012

CAROL MCDAVIT & MARIA TERESA MADEIRA

MARIA TERESA MADEIRA & CAROL MCDAVIT

Academia Brasileira de Letras – 08/03/2012
Carol – cantora lírica norte-americana radicada no Brasil, professora assistente de canto e de ópera da UniRio com diversas atuações como solista nas principais orquestras do Brasil e com incontáveis apresentações internacionais, procurando sempre enfatizar o repertório brasileiro e americano. Maria Teresa – pianista graduada em mestrado pela Universidade de Iowa (EUA), também professora do Bacharelado da UniRio, patrona do Concurso Nacional de Piano Maria Teresa Madeira e com muitas indicações a prêmios importantes no Brasil e lá fora, são as convidadas para abrirem a série de 2012 da Música de Câmara na ABL com um concerto em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. No repertório, escolhido a dedo, não podia faltar composições de Chiquinha Gonzaga e Clara Schumann, pianistas prodigiosas e desbravadoras de suas épocas. Villa-Lobos e Ronaldo Miranda também perpetuaram a mulher nas suas canções. E foi assim, com tanto lirismo, que se deu por aberto a temporada de música.

quarta-feira, 7 de março de 2012

ELOHIM SEABRA em EU VI ELIS SORRINDO

ELOHIM SEABRA - LUNA CAIADO – BETO CARATORI - ROBERTA LIMA e LANNA RODRIGUES

Teatro Sesi-Centro - 07/03/2012
Em homenagem aos 30 anos de ausência de uma das maiores vozes femininas do Brasil, Elis Regina, o potiguar Elohim sobe ao palco trazendo o repertório digno da grande estrela gaucha. Portador de um timbre agudo e melodioso consegue extrair extensos aplausos comovidos da platéia em cada canção. Elohim foi bem meticuloso ao escolher essa seleção musical marcando as diversas fases de sucesso da cantora. E para realçar ainda mais o brilhantismo do espetáculo, algumas participações em duo, proporcionaram o equilíbrio perfeito para a beleza da proposta apresentada. Um lindo trabalho de Elohim, com o aval e o respeito de Maria Rita.

terça-feira, 6 de março de 2012

DANNY LAGDEN

DANNY LAGDEN

Restaurante Universo da Cerveja – 06/03/2012
Boa música e a gastronomia combinam muito e ajudam a preservar a alegria dos bons momentos. Foi exatamente assim que vivenciei essa noite de terça-feira. Degustar uma boa tábua de carnes com fritas e apreciar o estilo intimista e feminino num pop rock de voz e violão é tudo de bom. Danny é assim. Levou-nos a mergulhar num ambiente sonoro apreciável. Simpática, com boa afinação e portadora de uma beleza singela e muito graciosa. Atributos favoráveis na projeção de uma artista. Voz potente quando o assunto é rock'n roll, voz suave quando a canção é romântica. Recomendo ao público a assisti-la. E não se surpreendam porque nos bares da vida, num canto da noite também se descobrem talentos.

segunda-feira, 5 de março de 2012

MAGALI – EDU KRIEGER – MATHEUS VON KRÜGER

EDU KRIEGER – MATHEUS VON KRÜGER e MAGALI – MAFRAM DO MARACANÃ – MANOELA MARINHO e HENRY SCHROY

Sala Baden Powell – 05/03/2012
Porto Aberto é um projeto que estréia agora e já desfruta de sucesso garantido. Magali, cavaquinista, cantora, compositora e fundadora do Bloco Carnavalesco Empolga às 9 tem a deliciosa tarefa de estar a frente desse trabalho com a finalidade de divulgar e valorizar os compositores nacionais, liberando um espaço bem democrático onde os músicos poderão apresentar suas composições em forma de "canjas". Para os mais distraídos, é só levar seus instrumentos, porque há a possibilidade de se efetuar a inscrição na hora. Um trio musical altamente qualificado dá um suporte considerável nos acompanhamentos. Um intervalo de mais ou menos 15 minutos na programação sugere ao público votar na canção de seu agrado. Escolhido o vencedor, este fica classificado para se apresentar como finalista no término do projeto. Um artista de sucesso é convidado a cada semana enaltecendo assim a qualidade e o propósito dessa série. E para iniciar os trabalhos do Porto Aberto, Edu Krieger chegou com tudo, trazendo além de seu possante violão de 8 cordas, um repertório curto mais rico em musicalidade. Porto Aberto acolhe e espera por vocês!!!

sexta-feira, 2 de março de 2012

ARRUDA

ARRUDA
Centro Cultural Carioca – 02/03/2012
Grupo criado em 2005, no bairro Vila Isabel, no intuito de esquentar as rodas feitas na barraca da Tia Zezé, em frente à quadra da Mangueira, para exaltar o samba de raiz. Como o local tinha uma infra-estrutura precária, o que gerava constantes problemas, um jarro com arruda, figas, carranca e olhos de boi foram trazidos pelos integrantes como uma forma de "abrir os caminhos" e retirar os maus fluídos do recinto. Funcionou. E a partir daí, nas noites de sábado, o samba ia até o amanhecer. Uma avalanche de convites e participações nas conhecidas casas de shows da Lapa solidificou a qualidade do trabalho do grupo. E aí estão eles, mostrando o samba com categoria, cheio de tempero, exalando alegria num batuque considerável. Quem ainda não o conhece, não percam tempo. Arruda é show de bola! Salve Arruda!!!