quinta-feira, 31 de março de 2011

ELZA SOARES & JOÃO DE AQUINO

ELZA SOARES e JOÃO DE AQUINO

Auditório do BNDES – 31/3/2011 Iniciando a série Quintas no BNDES, o show Arrepios veio com força total, autenticando a qualidade desse projeto existente há mais de 25 anos na referida empresa. Elza, que surgiu no cenário pobre e sofrido de uma favela carioca, foi agraciada por uma voz rouca, afinada e inigualável. Mulher de fibra, vigorosa e lutadora, desbravou caminhos tortuosos até conquistar o título de "Melhor Cantora do Universo" recebido pela emissora BBC de Londres. João, compositor, arranjador, exímio violonista, primo de Baden Powell e parceiro de grandes nomes da música brasileira, contribuiu nesse espetáculo de forma descontraída porém fortemente melódica, proporcionando um clima mais intenso ao espetáculo. Foi realmente arrepiante!!!

quarta-feira, 30 de março de 2011

IDRISS BOUDRIOUA

SERGIO BARROZO - IDRISS BOUDRIOUA – VÍTOR GONÇALVES e XANDE FIGUEIREDO

Tribunal de Contas do Estado – TCE – 30/03/2011

Nascido em Massy Palaiseau, na França, e radicado no Brasil desde 1981, Idriss é um músico apaixonado pelo ritmo brasileiro. As composições do filme "Orfeu Negro" foi fator decisivo para sua permanência no Brasil. E desde que chegou passou a ter sua agenda preenchida com inúmeras apresentações tanto aqui quanto no exterior. Seus arranjos possuem essências variadas e bem construídas e o som distinto do instrumento se enquadram perfeitamente nessa sonoridade. Neste show, acompanhado por um time de músicos competentes, apresentou um repertório estiloso incluindo, entre outras, "Eu Sei que Vou te Amar", "Samba de Verão" e "The Shadow of Your Smile", canções emblemáticas, que estão enraizadas no coração do público amante da boa música. Um belo espetáculo!!! http://www.idrissboudrioua.com/

terça-feira, 29 de março de 2011

MOACYR LUZ

MOACYR LUZ

Teatro Sesc Ginástico - 29/03/2011 Um carioca genuíno. Frequentador de rodas de samba e botecos. Apreciador de uma "branquinha" acompanhada por uma porção de jiló frito com muito alho (apesar de que, atualmente só está bebendo água mineral). Um bom samba, segundo ele, é composto de manhã, sem agentes externos: só com o uso do talento e da inspiração. É assim que se resume o estilo e o sucesso de Moacyr – um nome de prestígio e respeitado no círculo do samba. Uma figura marcante no cenário carioca e que vem arrebentando às segundas-feiras, na hora do almoço no Clube Renascença com o Samba do Trabalhador. É um deleite só. Vamos almoçar com eles??? http://www.myspace.com/moacyrluz

LUCAS SANTTANA convida ROBERTINHO BARRETO

LUCAS SANTTANA e ROBERTINHO BARRETO

CCBB – 29/03/2011

Lucas traz consigo um leque de ritmos abrangente às diversas modalidades musicais. Experiente e experimentador. Inovador, talentoso e carismático. O palco se faz pequeno ao som da guitarra e do cavaquinho manuseado nos dedos hábeis desse artista. Suas canções são vigorosas e expressivas e seus arranjos delineiam a atmosfera da festa. Robertinho, jornalista, produtor musical, instrumentista, integrante da banda Lampirônicos e divulgador da guitarra baiana, instrumento oriundo da Bahia e que tem a finalidade de substanciar e interpretar os sons da terra, os ritmos marcantes como frevos e choros adéquam-se perfeitamente a sua sonoridade. Robertinho também assume a liderança do projeto Baiana System, onde demonstra a qualidade e a expansão da guitarra baiana. Dêem uma conferida. Esses dois são o máximo!!! http:/www.myspace.com/baianasystem
http://www.diginois.com.br/

segunda-feira, 28 de março de 2011

MARCOS SACRAMENTO

MARCOS SACRAMENTO

Teatro Carlos Gomes – 28/03/2011 Marcos tem a capacidade de reavivar as obras de compositores e intérpretes do passado com primazia. Com seu estilo garboso e comunicador ele transmite seu recado com uma simplicidade consoante à larga experiência e talento que carrega na bagagem. Cantar Assis Valente não é tarefa fácil. Seus sambas relatam os desamores e as decepções da forma mais folgada e divertida possível. E é com esse antagonismo no humor que Sacramento se veste. Irreverente, brejeiro e ousado. Valente e Sacramento foram feitos de pedaços mesma estrela.
http://www.marcossacramento.com.br/

RONALDINHO DO CAVAQUINHO convida JOEL NASCIMENTO

JOEL NASCIMENTO - RONALDINHO DO CAVAQUINHO e MARILYNN MAIR Centro Cultural Light – 28/03/2011 Uma série que conta com 16 shows nesse ano e já começa em grande êxito, onde Ronaldinho, o renomado astro da cidade de Conservatória, que além de músico é excelente comunicador, nos brinda com um convidado a cada apresentação. Joel, bandolinista premiadíssimo e altamente requisitado no circuito musical é o convidado desse dia, e juntamente com seu anfitrião, faz um espetáculo de alto nível, executando composições de Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo e outros melodistas brasileiros. A presença na platéia da bandolinista americana Marilynn Mair, aluna de Joel Nascimento e que acaba de lançar o livro "Brazilian Choro – A Method for Mandolin", contribuiu muito para consolidar ainda mais o prestígio do projeto Choro Aperetivo e da música brasileira executada no exterior. Viva!!!!

domingo, 27 de março de 2011

ÁUREA MARTINS

ÁUREA MARTINS – ANDREA DUTRA e HERMÍNIO BELLO DE CARVALHO

Sala Baden Powell – 27/03/2011

Para fechar o projeto "A Influência do Jazz" produzido por Andrea Dutra, a responsabilidade caiu sobre os ombros de Áurea que apresentou um show a altura desse evento. Homenageando Hermínio Bello de Carvalho, aniversariante da noite, que se fez presente para ser parabenizado, agigantou ainda mais esse Festival. Na platéia encontrava-se os fãs de Áurea: Fernando Mansur (o autor da foto dessa postagem), representando a Rádio MPB, Nelson Sargento, o grande e honrado mestre do samba, Leny de Andrade, a lady da Bossa Nova e uma gama de artistas talentosos que vieram prestigiar esse espetáculo. Áurea, como sempre, fez bonito. Cantando da forma mais emocionada possível as canções de Hermínio, registrou a admiração e o respeito pelo trabalho desse compositor. Foi lindo!!!!

sábado, 26 de março de 2011

THAIS MOTTA

THAIS MOTTA
Sala Baden Powell - 26/03/2011 De aparência muito jovem, olhar ingênuo e um jeitinho sereno de se comunicar, Thais surpreende quando o assunto é música. Toda essa fragilidade passa a se esconder atrás da mulher madura, experiente e determinada, desbravadora de caminhos sinuosos e difíceis por acreditar no potencial da sua voz. Foi uma decisão acertada. O estilo jazzístico sempre fez parte do seu repertório e a maciez de sua voz se enquadra perfeitamente nesse ritmo. Ouvir Thais é um fascínio. Bem fizeram aqueles que adquiriram seu CD, levando-a para casa!!!
http://www.myspace.com/thaismotta

sexta-feira, 25 de março de 2011

ANTÔNIO NÓBREGA & MARINA ABIB e MARIA EUGÊNIA ALMEIDA

ANTÔNIO NÓBREGA - MARINA ABIB e MARIA EUGÊNIA ALMEIDA
Teatro Sesc Ginástico - 25/03/2011
Naturalmente – Um espetáculo que representa a extensa caminhada pelo universo da dança popular observada e executada por Antônio, totalizando quase 40 anos de estudos e interesses por esse conceito, onde Batuque, Cortejo, Folia de Reis, Maracatu, Roda de Coco e outros ritmos se mesclam resultando numa renovação constante de expressões corporais conduzidas pela sonoridade brasileiríssima dessas influências. Marina e Maria, também responsáveis pela coreografia do espetáculo, exibem com a máxima suavidade, o requinte da beleza desses movimentos livres e sincronizados. Uma interpretação gigantesca, arrebatando o amplo domínio do folclore para o espaço curto de um palco. Espetacular!!!
http://www.antonionobrega.com.br/

quinta-feira, 24 de março de 2011

SANNY ALVES

SANNY ALVES
Sala Baden Powell – 24/03/2011

Atriz, cantora, carioca e linda. Traz em sua bagagem, além do talento e do repertório refinado, um visual glamoroso, trigueiro e sensual. A "cor do pecado" lhe cai muito bem! Foi assim que se apresentou Sanny neste Festival produzido por Andrea Dutra. Para aqueles que não a conheciam, tiveram a excelente oportunidade de apreciá-la. Para os admiradores do seu trabalho, a ocasião foi imperdível. E para os seguidores do Sabor da Música, uma notícia em primeiríssima mão: Sanny volta em breve com o espetáculo "Havana Café" para mais uma temporada. Quem não assistiu, a ocasião é essa!!!

quarta-feira, 23 de março de 2011

ARNALDO ANTUNES

ARNALDO ANTUNES
Teatro Sesc Ginástico – 23/03/2011

Cantor, compositor, poeta e artista plástico paulista. Ex-integrante do grupo Titãs e componente do projeto Tribalhistas, criado com a participação de Marisa Monte e Carlinhos Brown para a gravação de um CD e DVD, sem a intenção de shows, mas foram surpreendidos por um efeito explosivo que teve como resultado inúmeros prêmios significativos e uma vendagem exorbitante dessa gravação. Com todo esse histórico, Arnaldo dá continuidade a sua carreira, de maneira solo, mantendo o prestígio e o padrão do bom trabalho que vem administrando. Um artista descontraído e carismático, talentoso e inteligente, reconhecido pelo público e pela crítica pelo sucesso e respeito que conquistou. "Vale a pena ver de novo!!!"


terça-feira, 22 de março de 2011

TONINHO GERAES

TONINHO GERAES
Teatro Sesc Ginástico – 22/03/2011
Mineiro de BH, chegou ao Rio de Janeiro em 1979 com a cara, a coragem e muita vontade de vencer. Através de Beto Sem Braço, compositor do Império Serrano, foi convidado a participar dos "Pagodes da Tamareira", uma roda de samba freqüentada por pagodeiros do Bloco Cacique de Ramos, no qual Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Jovelina Pérola Negra e um time de respeito eram freqüentadores assíduos. Foi nesse entrosamento que Toninho teve a grande oportunidade de mostrar o seu talento e a sua simpatia. Com as gravações de "Mulheres", de sua autoria, lançado na voz Martinho da Vila, e do seu samba "Me Leva", gravado por Agepê, resultaram no "boom" tanto esperado na sua trajetória. Seu nome não parou mais de ser prestigiado nas altas rodas de samba. Seus admiradores crescem a cada dia e as vendagens dos seus CDs se multiplicam em boa proporção. Um ótimo programa prá quem gosta de samba.
http://www.toninhogeraes.com/
http://www.myspace.com/toninhogeraes

DANÇARINOS DE GAFIEIRA e DJ MACHINTAL

BRUNO CANTISANO e ADRIANA MONTEIRO - DJ MACHINTAL - IGOR FELIPE e FERNANDA MIRANDA - WALLACE TEIXEIRA e ANA PAULA - JULIANA DIAS e LUIS CARLOS LIMA

CCBB – 22/03/2011

Em plena rotunda do Centro Cultural Banco do Brasil o samba no pé se faz presente e desafia a platéia apreciadora de música de gafieira a mostrar o que pode e sabe fazer. Jovens casais de dançarinos exibem com destreza a ginga e a cadência do samba carioca, empolgando a muitos e provando com todas as letras que o Rio de Janeiro é realmente o berço do samba. Tudo isso acontece na mira do som eletrizante do DJ Machintal, "expert" em grooves e breaks da black music e da música brasileira, com uma batida malandra e cheia de balanço e com um ritmo dançante que levanta a galera. Com essa turma, "Tem Que Ter o Suingue" desse DJ e muito rebolado dessas cabrochas.


domingo, 20 de março de 2011

CLÁUDIO PINHEIRO

CLAUDIO PINHEIRO
Sala Baden Powell – 20/03/2011
Iniciou sua carreira cantando com o grupo Mr. Jazz e em breve espaço de tempo foi eleito pelos críticos do jornal O Globo como cantor-revelação. Escolha essa muito bem merecida e justa. Hoje, com uma vivência profissional mais tarimbada, convidado por Andrea para participar da série A Influência do Jazz, Claudio nos dá a oportunidade de prestigiá-lo com toda a respeitabilidade que lhe é devida. Uma voz abençoada, bem delineada e límpida. Cláudio é um diamante como poucos: difícil de arranhar e com um brilho intenso. Uma jóia. Um adorno de valor!!!

sábado, 19 de março de 2011

ANDREA DUTRA

ANDREA DUTRA
Sala Baden Powell – 19/03/2011
Na veia jorra-se sangue armênio. Na mesa distribui-se a fartura dos quitutes árabes. No coração espalha-se um desejo enorme de conquista impulsionado por uma marcha intrépida, remanescente das tribos guaranis onde abrigaram seus ancestrais brasileiros. E dos lábios, entorna-se o canto vigoroso e pacificador da artista talentosa. Andrea, que além de cantar, segura com mãos de ouro o projeto "A Influência do Jazz", exibindo uma série de cantores habilidosos e bem experientes e resultando num desfile admirável de vozes e de ritmos. Um projeto que deve ser assistido e periodicamente apresentado com outras edições. Sucesso incontestável! Isso provém do espírito empreendedor e bem sucedido associado à alma sensivelmente depurada de quem conhece música. Bravíssimo!!!
http://www.andreadutra.com.br/
http://www.myspace.com/andreadutra

sexta-feira, 18 de março de 2011

BOTEQUIM DA RUA LARGA Convida MÔNICA MAC

MÔNICA MAC e HAROLDO COSTA
Centro Cultural Light – 18/03/2011
Mais uma roda de samba movimentadíssima no "Pátio do Bonde" do Centro Cultural Light. Boa música, samba no pé, saborosos petiscos e a reverenciada cervejinha gelada são fatores fundamentais no sucesso desse projeto. Mônica, a convidada do mês, chegou mostrando tudo o que sabe... E sabe muito!!! Incrementou essa noite de sexta-feira com grande dose de balanço e um temperado samba no gogó, motivando a galera a manter um requebrado gostoso e animado. Salve as rodas de samba cariocas e os sambistas que a elas homenageam.

DICRÓ & GRUPO DEITA E ROLA

DICRÓ & GRUPO DEITA E ROLA - MARCINHO - GEFERSON HORTA - SERGINHO - MARCOS CEZAR (CORUJA) e CARLOS GALDINO (BILICA)
Teatro Sesi-Centro – 18/03/2011
Carlos Roberto de Oliveira, natural da cidade de Mesquita, localizada na Baixada Fluminense e mais conhecido nas rodas de samba pela alcunha de Dicró. Pertenceu a ala de compositores da Beija-Flor de Nilópolis e da Grande Rio de Duque de Caxias. Mantendo a linha humorística do samba, Dicró tenta perpetuar o estilo musical de Moreira da Silva, Osmar do Breque, Bezerra da Silva e Germano Mathias com a irreverência e o espírito moleque do malandro. Grupo Deita e Rola vem acompanhando a trajetória desse artista trazendo consigo um ritmo de primeira. Seu bairro de origem é Botafogo e já contam com 14 anos de estrada. São todos bastante experientes e com atividades musicais paralelas, o que valoriza ainda mais o traba
lho do grupo. Todos juntos formam uma grande malandragem. Vale a pena conhecê-los, são hilários!!!

quinta-feira, 17 de março de 2011

NOCA DA PORTELA

NOCA DA PORTELA – Oswaldo Alves Pereira
Rádio Roquete Pinto – 17/03/2011
Figura distinta no universo do samba. Mineiro de Leopoldina, ex-feirante e ex-militante do PCB, estudou violão e teoria musical na Ordem dos Músicos do RJ, ex-radialista e, lógico, ex-Secretário de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Uma ascensão significativa e de muito prestígio. Noca integra a Ala de Compositores da Portela há 43 anos e é torcedor inveterado do Fluminense Futebol Clube. Sua primeira parceria foi com o sambista Délcio de Carvalho e também fez parte do Trio ABC com Picolino e Colombo, ambos da Portela. Compôs com Jackson do Pandeiro, Nelson Gonçalves, Martinho da Vila e muitos outros. Autor dos sambas "Minha Portela Querida", "É Preciso Muito Amor", "Recordar É Viver" e mais uma infinidade de sucessos. Seu lema: "O Samba é o meu Passaporte". E sendo assim, lá vem Portela...

quarta-feira, 16 de março de 2011

ÉPOCA DE OURO

ÉPOCA DE OURO – ANDRÉ BELLIENY – JORGINHO Fo. – ANTÔNIO ROCHA – JORGINHO DO PANDEIRO - TONI AZEVEDO e RONALDO DO BANDOLIM
Teatro Sesi-Centro – 16/03/3011
Grande iniciativa do mestre Jacob do Bandolim foi à criação desse regional, no ano de 1964, e que até hoje permanece como modelo de grupo de choro. Na sua primeira formação o grupo contava também, além de Jacob, com o violonista Dino 7 Cordas. Déo Ryan também passou por esse regional. Atualmente Época de Ouro visa disseminar o movimento do choro, modalidade musical nascida no Rio de Janeiro, e para isso conta com um programa radiofônico semanal. Um espetáculo tipicamente carioca: melódico e descontraído mais que exala uma grande dose de requinte. Fabuloso!!!

terça-feira, 15 de março de 2011

MART’NÁLIA

MART'NÁLIA
Teatro Sesc Ginástico – 15/03/2011
Esse emblema da miscigenação brasileira é uma atração vibrante, dinâmica e de intensa ressonancia. Ritmo, movimento e batuque é o que não faltam nos seus espetáculos. E em especial nesse show, África, onde teve seu DVD gravado na Ilha de Luanda, ela atinge o ápice da energia espalhando a sonoridade da raça com o estilo suingado e vivaz que lhe são peculiares. Seus músicos se mesclam com seus familiares formando um único parentesco em palco, o que contribui para um entrosamento mais compacto e perfeito, sendo todos instrumentistas peritos e talentosos. Um show de primeiríssima!!!
http://www.martnalia.com.br/

SILVIA BRAGA & CRISTINA BRAGA

SILVIA BRAGA & CRISTINA BRAGA
CCBB – 15/03/2011
Melodia é dom divino. Deus no céu anuncia sua vontade através das trombetas celestiais, dos sons dos trovões e dos cânticos dos querubins. Deus ama a música e honra os homens que O Louvam. Maravilhar-se com os arpejos de Silvia, primeira harpista da Orquestra Petrobras Sinfônica, e se deixar envolver nos glissandos harmoniosos de Cristina, primeira harpista da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal, é saber desfrutar do universo contemplativo e sonoro que Deus nos propiciou. Juntar dois grandiosos arcanjos num único palco é um enorme privilégio prá nós, que os assistimos, e um intenso prestígio para Luciana Pegorer, diretora desse projeto. Já que não podemos alcançar o céu, esses anjos trazem o céu até nós. Excelso!!!
http://www.cristinabraga.com/
http://www.myspace.com/cristinabragaharpa

segunda-feira, 14 de março de 2011

RONALDINHO DO CAVAQUINHO convida ADEMILDE FONSECA e EIMAR DELFINO BARRETO

EIMAR DELFINO BARRETO – ADEMILDE FONSECA e RONALDINHO DO CAVAQUINHO
Centro Cultural Light - 14/03/2011
Show de abertura do projeto Choro Aperitivo, que visa homenagear os mestres do choro nascidos na cidade do Rio de Janeiro, o berço criativo dessa expressão musical, surgida no final do século XIX e resultante das influências da polca, valsa, maxixe, modinha, etc., desenvolvendo-se em modulações e improvisações. Ninguém melhor para anfitrião dessa idéia do que Ronaldinho do Cavaquinho, exímio cavaquinista, que possui a música no sangue e na alma. Sua convidada nesse show de estréia é a Rainha do Choro, Ademilde Fonseca, que acabou de completar 90 anos de idade e 70 anos de carreira em absoluto sucesso e disposição. Vale a pena acompanhar esse segmento. Terá muita música e informações para acrescentar. Bravo!!!

sexta-feira, 4 de março de 2011

GALO PRETO

ALEXANDRE DE LA PEÑA – BARTOLOMEU WIESE – DIEGO ZANGADO - AFONSO MACHADO e ALEXANDRE PAIVA
Teatro do Sesi-Centro – 04/03/2011
Com 35 anos de sucesso o grupo Galo Preto é considerado um dos mais antigos grupos de choro atuante no cenário brasileiro. Um bom motivo para toda essa popularidade é o espírito de renovação em constante movimento, pesquisando sempre material inédito ou desconhecido do público nas obras dos grandes mestres da música. Outra particularidade é a importante consideração que o grupo tem sobre essa nova geração de músicos adeptos a essa modalidade fornecendo assim uma troca de informações e gerando continuidade e crescimento ao choro. Além das apresentações, Galo Preto ministra oficinas de choro, master classes e workshops. Um trabalho conceituado e de muito bom gosto. Salve Galo Preto!!!

quarta-feira, 2 de março de 2011

CHOPIN & SAND – ROMANCE SEM PALAVRAS

FRANÇOISE FORTON – MARCELO NOGUEIRA e LINDA BUSTANI
Centro Cultural dos Correios – 02/03/2011
A recompensa é incalculável quando o resultado de um trabalho ecoa com perfeição. Miríades de detalhes e nuances são conquistados e lapidados para perfumar uma obra de arte. A polêmica história do célebre compositor polonês, exilado na França, amante dos círculos aristocráticos e da nobreza parisiense e de sua amante, Aurora Dupin, romancista consagrada e possuidora de uma postura social estranha para a época, portadora também de uma capacidade impulsiva para os assuntos referentes ao coração. Dupin ou Sand caiu como luvas nas mãos de Françoise que, despertando-a, deu-lhe vida. Marcelo ascendeu com o espírito de Chopin fazendo-o reviver seus encontros e desencontros com o amor, com a vida e com o sucesso. E Linda derramou sobre o piano o cântaro do bálsamo composto na obra, no lirismo e no talento do artista. Um espetáculo sublime!!!!

terça-feira, 1 de março de 2011

CASUARINA

RAFAEL FREIRE - DANIEL MONTES - JOÃO FERNANDO - JOÃO CAVALCANTI - GABRIEL AZEVEDO
CCBB – 01/03/2011
Lapa de Todos os Sambas é um projeto que visa reafirmar a tradição do bairro da Lapa pela freqüência de suas rodas de samba organizadas pelos compositores boêmios da época. Fazer ressurgir esse reduto foi trabalho árduo e longo, sendo um de seus precursores, Eduardo Gallotti, que, nessa série, assina a direção musical. E homenageando Wilson Baptista, o grupo Casuarina, que vem acompanhando essa idéia desde o início, torna-se também responsável pela reiteração do lugar e pela lotação das casas de show, o que jaz jus ao título de Melhor Grupo de Samba do Brasil no ano de 2010.