terça-feira, 31 de agosto de 2010

UAKTI

UAKTI - DÉCIO RAMOS e PAULO SANTOS
Teatro Sesc-Ginástico – 31/08/2010
A magnífica musicalidade desse grupo vem, além de talento natural de cada integrante e seus conhecimentos técnicos e professorais, da confeccção de instrumentos exóticos e extremamente sonoros construídos pelo próprio grupo e tendo Marco Antonio Guimarães como artesão responsável por essa fabricação. Diz a lenda dos índios Tukano do Alto Rio Negro, que Uakti era um guerreiro de fisionomia monstruosa e tenha seu corpo transpassados por inúmeros buracos que, ao passar o vento, produzia sons lúgubres e soturnos. Capturado e morto, do seu sepulcro nasceram palmeiras que ofereciam excelentes caules para manufatura de instrumentos musicais. É com esse histórico que o Grupo Uakti emana uma gama de acórdes musicais envolventes num trabalho sofisticadíssimo e original. Um espetáculo deslumbrante!!!
http://www.uakti.com.br/

ODAIR JOSÉ

ODAIR JOSÉ – Odair José de Araújo (Morrinhos-GO)
Centro Cultural Light - 31/08/2010
Cantor, compositor e instrumentinsta. O violão, piano e gaita são seus companheiros para a criação de melodias. Na década de 70 foi rotulado como "Bob Dylan Brasileiro" devido a influência pelo gênero musical caipira-americano. E anos depois, por apoiar a legalização dos direitos das dométicas, ganha o título "O Terror das Empregadas" onde passa a utilizar a categoria brega-romântica, o que lhe proporcionou gravar grande número de LPs totalizando uma super-vendagem. Neste espetáculo Odair relembrou todos os seus sucessos como "Eu vou tirar você deste lugar", "Cadê você", "A noite mais linda do mundo" e, claro, "Pare de tomar a pílula". Como um desbravador de ritmos, Odair prepara uma performance diferente, contanto com parcerias como de Carlinhos Brown, Chico César e outros compositores reconhecidos da nossa música.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

MPB4

MPB4 – (MAGRO) ANTONIO JOSÉ WAGHABI Fo - AQUILES RIQUE REIS - DALMO MEDEIROS e MILTON LIMA SANTOS Fo.
Academia Brasileira de Letras – 25/08/2010
Em seus 44 anos de sucesso esse quarteto vem acompanhando toda uma geração de apreciadores da boa música. Com estilo de canto polifônico encantou platéias de todas as idades, por vários países, acompanhando o grande compositor Chico Buarque em suas turnês. Na apresentação de hoje, MPB4 canta Noel, João Bosco, o próprio Chico e Jobim. É como se o tempo não passasse. O sucesso continua intacto. Canções imortais cantadas por homens que imortalizam essas canções, tanto pela categoria do grupo como pela escolha minuciosa do seu repertório. MPB4, viva para sempre!!!!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

ESCOLA PORTÁTIL DE MÚSICA Convida MAURÍCIO CARRILHO

VITOR MACEDO - LUIS BARCELOS - MARIA SOUTO – THIAGO DA SERRINHA – LEONARDO PEREIRA - RAFAEL MALMITH e ANDERSON BALBUENO - MAURÍCIO CARRILHO
CCBB – 24/08/2010
Resgatando o trabalho do pesquisador e compositor Almirante (Henrique Fróes) sobre a inclusão na nossa música da Onomatopéia - figura de linguagem imitativa de sons através da fala e da escrita -, esses instrumentistas trazem a tona um projeto extremamente interessante e minucioso, onde a música se funde com o humor dando um caráter bem otimista e brasileiríssimo à musicalidade. O bandolinista Luis Barcelos assina a direção musical desse projeto, Hermínio Bello de Carvalho encontra-se como mestre de cerimônias e entre os inúmeros convidados que apresentam-se em cada série, tivemos o privilégio de termos hoje Maurício Carrilho, coordenador responsável pela EPM. Vale à pena conferir, o resultado é sensacional. Tchann!!!
http://www.escolaportatil.com.br/
http://www.myspace.com/bandolimluisbarcelos
http://luisbarcelosbandolim.blogspot.com/
http://www.myspace.com/thiaguinhodaserrinha
http://www.myspace.com/mauriciocarrilho

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

OSWALDO MONTENEGRO

OSWALDO MONTENEGRO
Teatro Rival – 12/08/2010
Apresentando seu mais novo CD, intitulado Canções de Amor, podemos encontrar, além das releituras com roupagens bem mais elaboradas, duas canções inéditas e um poema lindíssimo extraído do mais profundo sentimento do artista. Quem conhece o seu trabalho sabe que: Oswaldo está para a música como a música está para Oswaldo Montenegro. Ambos se fundem e se tornam um único elemento, espalhando poesia e melodia no espaço por onde anda, como um arauto da arte. Complementando esse quadro harmonioso, a flauta mágica de Madalena Salles vem emanar suavidade e encanto neste universo romanticamente sonoro. Um repertório muito especial para os apreciadores da boa música.

sábado, 21 de agosto de 2010

MEU CARO AMIGO

KELZY ECARD
Teatro Sesi-Centro - 21/08/2010
O amor profundo e contínuo de uma tiete de Chico Buarque de Holanda que vive ao longo de toda a sua juventude à devoção pelo seu artista predileto e a sua arte. Vivendo numa época conturbada, num Brasil em fase ditatorial, os efeitos da música, da política reacionária e da sociedade reivindicadora se manifestam de forma contundente no coração de Norma. Seus sentimentos se misturam ao regime e aos conflitos, possibilitando-a, de forma pungente, a um amadurecimento e independência quase que instantânea. Uma bela atuação de Kelzy num contexto verdadeiro onde essa parte da história brasileira jamais será apagada do coração deste povo.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

QUARTETO UIRAPURU

QUARTETO UIRAPURU – MARCOS CATTO – FERNANDO PEREIRA – DHYAN TOFFOLO – DIEMERSON SENA e CLÁUDIA GROSSO
Auditório do BNDES – 19/08/2010
Quarteto de cordas de excelente projeção, sendo seus integrantes titulares das principais orquestras do Rio de Janeiro. Nesse espetáculo, em especial, dirigido ao mestre Villa-Lobos, o quarteto contou com a participação de Marcos Catto pela ausência de um de seus componentes que se encontrava em viagem de retorno da Alemanha, conseguindo chegar a tempo hábil para poder assistir essa audição. Dhyan, com a versatilidade que lhe é peculiar, complementa a posição da viola de Diemerson Sena mantendo assim a estabilidade dessa formação. A atuação desses músicos em cena exala perícia e virtuosismo. E, para fechar com chave de ouro, o brilho das Bachianas n.5 faz reluzir com muita intensidade o alto conceito desse grupo. Bravíssimo!!!

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

ROSANA LANZELOTTE

ROSANA LANZELOTTE
Fundação Eva Klabin – 18/08/2010
Com a utilização do DVD "História da Música Brasileira" de Ricardo Canji, o qual Rosana teve participação como musicista, permitiu-nos retrocedermos no tempo e despertamos no berço onde tudo iniciou: no compasso marcado pelos sons dos instrumentos de sopro e percussões indígenas mesclados a sonoridade erudita da música sacra européia trazida pelos primeiros jesuítas portugueses e um pouco mais adiante o ritmo sensual e descontraído dos lundus e dos batuques. No século XVII, a participação do poeta baiano de humor satírico Gregório de Mattos, conhecido como Boca do Inferno, também resultou numa grande contribuição para esse contexto, já que, ao recitar seus poemas, fazia-se utilizando um acompanhamento de violas. Os ciclos do açúcar (PE) e do ouro (MG) também assinaram registros musicais de grande relevância.
Um trabalho valoroso num universo encantador!!!
http://www.lanzelotte.com

DAVID TYGEL

DAVID TYGEL – JURIM MOREIRA e ZÉ CANUTO
Academia Brasileira de Letras – 18/08/2010
Numa apresentação esclarecedora sobre o processo criativo das trilhas sonoras cinematográficas, David, que é um compositor bastante experiente e solicitado nesse quesito, explana e interpreta melodias autorais, em processo multimídia, detalhando cada fase da criação associada às respectivas cenas. Além do talento e versatilidade do artista, cabe enfatizar que a inspiração pode atingi-lo a qualquer momento e nas mais inusitadas circunstâncias o que pode, dependendo da ocasião, dificultar a capacidade de memorização desse processo. As músicas foram executadas por Jorge Hélder (baixo elétrico), Jurim Moreira (bateria), Zé Canuto (flauta e sax) e João Carlos Coutinho (teclado e acordeom) juntamente com Tygel (piano) propiciando uma sonoridade intensa como se estivéssemos diante de uma grande orquestra. Essa é a magia do artista, fazer crescer no público a intensidade da percepção, da sensibilidade e da impressionabilidade. Um espetáculo triplamente maravilhoso!!!

terça-feira, 17 de agosto de 2010

THE ORIGINALS

THE ORIGINALS – CLEUDIR BORGES - ED WILSON - GUTO ANGELICIS - PAULO CESAR BARROS e PEDRINHO DA LUZ
Centro Cultural Light - 17/08/2010
Formado pela nata dos grupos "The Fevers" e "Renato e Seus Blue Caps", as bandas precursoras do rock brasileiro, The Originals atestou que veio prá ficar. Acalorando a platéia desde o seu primeiro número, esse grupo apresentou uma seqüência significativa de sucessos, incluindo versões das canções dos Beatles, composições de Ed Wilson gravadas nas vozes de grandes intérpretes nacionais, trilhas sonoras de novelas, o puro rock de Elvis Presley e mais uma gama de melodias que, prá muitos, foram ateadas centelhas de saudades dos áureos tempos da mocidade. É bom ter referências musicais que nos fazem sonhar no tempo e lembrar o quanto a gente tem armazenado na memória. Foi uma viagem fantástica, uma maneira singular de tocar nos nossos corações. Esses originais renasceram com força total!!!!

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

LETÍCIA CARVALHO & JOÃO GASPAR

LETÍCIA CARVALHO & JOÃO GASPAR
Sala Baden Powell – 13/08/2010
Ex-integrante do grupo vocal Celacanto, Letícia apresenta um trabalho cuidadosamente escolhido, bem diversificado e relevante que consta da participação no elenco do musical Cabaré Filosófico, de Domingos de Oliveira, canções eternas da diva francesa Edith Piaf, aulas de canto e preparação vocal para espetáculos. Nesta apresentação de hoje Letícia dá foco a um programa jazzístico inebriante, onde destaca-se Over the Rainbow, o grande clássico da década de 30, que ganha vida na suavidade de sua voz e nos convida a sonharmos juntos com o País de Oz. Tudo isso acompanhada por João, exímio guitarrista, parceiro na música e no matrimônio, que vem dar uma boa dose de embelezamento a esse espetáculo. Acima do arco-íris, Judy Garland aprovou isso, eu posso garantir!!!

ELLEN DE LIMA

ELLEN DE LIMA – Helenice Teresinha de Lima Pereira de Almeida (Salvador-BA)
Teatro Sesi Centro – 13/08/2010
Atriz e cantora consagrada dos áureos tempos do rádio. Seu grande sucesso musical foi "Canção das Misses" de Lourival Faissal, tema do glamouroso concurso de Miss Brasil. Ellen hoje se apresenta com um repertório renovado, moderno e de bom gosto, parece que o tempo não passou para ela. O seu porte elegante ainda impera, sua voz forte, íntegra e bem delineada sustenta com facilidade as notas mais altas e, claro, seu charme ainda permanece. Parabéns, Ellen, você é sempre sucesso!!!
http://www.myspace.com/maravilhosaellendelima

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

CAMERATA DE VIOLÕES DO CONSERVATÓRIO BRASILEIRO DE MÚSICA DO RIO DE JANEIRO

GAETANO GALIFE – ROGÉRIO BORDA – NICANOR TEIXEIRA – LENINE VASCONCELLOS – ARTUR GOUVÊA – ALMYR DE OLIVEIRA – PAULO PEDRASSOLI – ADRIANO FURTADO e EDUARDO GATTO
Auditório do BNDES – 12/08/2010
Camerata formada em 1996 por professores do Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, tendo como diferencial um repertório eclético com arranjos refinados e uma criatividade impulsiva que os levam a produzir sons percussivos e batuques no próprio corpo dos violões entremeados às vibrações de suas cordas. Nessa noite, a Camerata rendeu homenagem a Nicanor Teixeira, executando uma de suas composições. Na visão de Turíbio Santos, Nicanor é "o sucessor de João Pernambuco e Dilermano Reis". Tivemos o privilégio de poder apreciar tudo isso: uma sonoridade mágica num universo engenhoso onde conhecimento, técnica e talento fazem morada. Espetacular!!!!

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

ZÉ RENATO & TRIO MADEIRA

ZÉ RENATO & TRIO MADEIRA BRASIL
Academia Brasileira de Letras – 11/08/2010
– Integrou os grupos Cantares e Boca Livre e manteve paralelamente uma carreira solo com projeção satisfatória. Hoje se encontra com a indicação ao Prêmio da Música Brasileira 2010, categoria Melhor Cantor. Trio Madeira – Conceituados e talentosos conseguem trazer em destaque uma seleção musical apuradíssima do nosso cancioneiro com arranjos próprios e em alto estilo. Juntos, e com grande êxito, homenageiam Noel Rosa com o show "Filosofia – 100 Anos do Poeta da Vila". Uma oportunidade grandiosa de conhecer um pouco mais o trabalho desses músicos, sem contar sobre o grande legado musical que nos deixou Noel para a história da música. Gente, esses caras são muito bons. Quem não os conhece, não sabe o que estão perdendo. Em linguagem "global", vale a pena ver de novo!!!

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

RODRIGO MARANHÃO

RODRIGO MARANHÃO (Rio de Janeiro-RJ)
Teatro Rival – 09/08/2010
Cantor, compositor e instrumentista, esse jovem músico já foi agraciado com o Grammy na categoria "Melhor Canção Brasileira" com "Caminhos das Águas" gravada na voz de Maria Rita. É considerado o compositor predileto da maioria das cantoras brasileiras dessa safra, o que o faz bastante solicitado para presenteá-las com suas composições. Agora, com o show de lançamento do seu CD "Passageiro", podemos atestar ainda mais o talento e a versatilidade que sobressaem de suas veias. Tímido e doce, torna-se difícil imaginar o mesmo Rodrigo travesso e descontraído do Bangalafumenga. Esse é um artista de fato: criador de músicas fascinantes, carismático, sensível e com um humor bem cristalino. Nós te amamos, rapaz. Sucesso garantido por toda posteridade!!!!

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

GOTTSHA

GOTTSHA – Sandra Maria Braga Gottlieb (Rio de Janeiro-RJ)
Espaço Sesc Copacabana – 06/08/2010
Depois de brilhar cantando Cole Porte, Godspell e Beatles, esta mesma energia produzida num "Céu de Diamantes" volta a cintilar numa homenagem a Carpenters, onde Gottsha, adornada por um figurino glamouroso e mantendo uma postura muito elegante, brinca com a maviosidade do seu canto nos conduzindo ao universo de suave deleite das baladas da dupla. É extasiante poder ouvir Ticket to Ride, Only Yesterday, Sing e muitas outras canções que tiveram um contexto importante na nossa junventude. Que a voz desse rouxinol possa estar sempre em constante evidência apresentando trabalhos refinados como este. Parabéns Gottscha, você é extraordinária!!!

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

SATÉLITES DA BABILÔNIA & TAINÁ

SATÉLITES DA BABILÔNIA & TAINÁ
Sala Baden Powell – 06/08/2010
Banda jovem de rock que abrange as diversas modalidades desse ritmo de impacto eletrizante e que escancaram magnificamente no espaço onde atuam. Se auto-denominam "cérebros-satélites" nas viagens de vibrações e sonoridades feitas com estilo próprio e determinação. Roqueiros bem-humorados que sabem planejar o seu repertório e ilustrar seus arranjos com muita originalidade. A participação de Tainá deu um colorido mais intenso à apresentação. Simpática, descontraída e bem afinadinha essa moça mandou bem. Pessoal, essa banda é do barulho!!!

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

CARLOS LYRA & LÚCIA REGINA DE LUCENA

CARLOS LYRA & LÚCIA REGINA DE LUCENA
Academia Brasileira de Letras04/08/2010
Lyra, como seu nome já diz, tem enraizado na alma a essência da música. Começou a compor aos 7 anos de idade quando recebeu de presente um pianinho de brinquedo. E a partir daí não parou mais. Essa progressão foi tão intensa e diversificada que Lyra parte para feituras de trilhas sonoras e até um musical infantil foi escrito por ele. Mais tarde, quando forma parceria com Vinícius de Moraes é onde se alcança um grande marco dentro da nossa música popular, a solidificação do movimento Bossa Nova. E isso tem história para contar. E foi o que ele fez. Contou sua história com Vinícius enfeitada pela declamação de Lúcia Regina dos poemas eternos de quem mais amou, brincou de amar, sofreu por amar e se fez melancólico nos períodos em que não tinha ninguém por quem amar, Vinícius de Moraes, o anjo do amor.
http://www.carloslyra.com/

terça-feira, 3 de agosto de 2010

ROSANA

ROSANA – Rosana Fiengo (São Paulo-SP)
Centro Cultural Light – 03/08/2010
Estilosa, apaixonante e portadora de voz potente e afinada, essa blueseira extasia quem a ouve. Rock, jazz e blues fazem parte de sua vida e são pontos fortes em sua carreira. Espelhou-se em Elis Regina, o que a ajudou muito a desenvolver o seu estilo . Apesar de ter dotes musicais favoráveis sua estrada foi difícil. Muitas abdicações, muito esforço e muita fibra para um reconhecimento popular. Hoje Rosana é referência de boa voz, de repertório selecionado e de presença vibrante em palco. Um show retumbante, pomposo, típico da deusa que é.