sexta-feira, 30 de julho de 2010

VIOLEIROS DO TREM DAS ÁGUAS

VIOLEIROS DO TREM DAS ÁGUAS – RAFAEL SANTOS – IRMÃOS DUTRA (JOSÉ MAURÍLIO & JOÃO BATISTA) e NAIR OLIVEIRA
Estação Ferroviária de São Lourenço – 30/07/2010
Nessa velha estação ferroviária tem início a uma deliciosa aventura remanescente do antigo itinerário mineiro. A restaurada Maria Fumaça nos convida a viajar no trecho São Lourenço/Carmo de Minas oferecendo-nos uma saborosíssima degustação de queijos, vinhos e licores por todo trajeto. Inicia-se a viagem na companhia desses agradáveis violeiros cantadores que em todo percurso nos encanta com suas modas de viola e a boa piada do matuto regional. Nair é a atração principal do grupo. Além de tocar, cantar e provocar bastantes risadas com suas histórias hilárias ela mostra com grande evidência a veia artística do caipira que merece oportunidade. É uma atração bem divertida. Vale a pena viajar nesse comboio, uai!!!!

sábado, 24 de julho de 2010

DARIO ARAGÃO TRIO

DARIO ARAGÃO TRIOAGUINALDO SANTIAGO – DARIO ARAGÃO NETO e ANDERSON SANTIAGO (Barra Mansa-RJ)
Restaurante D.O.C Emporium & Bar – Penedo (RJ )
Endossando o bom nome da música instrumental brasileira esse restaurante, localizado no centro bombástico da cidade de Penedo – sociedade tradicional da colônia finlandesa no Brasil -, sabe selecionar muito bem suas atrações. Esse trio barra-mansense é de um refinamento ímpar. A gentileza de seus componentes é impecável. Seu repertório é de primeira linha e o som resultante de todo esse trabalho é excelente, convidativo, característico da boa experiência de cada instrumentista. Recomendo o Restaurante e aprovo o grande mérito do Trio. Sucesso a ambos e até a volta!!!!

quinta-feira, 22 de julho de 2010

MARCOS OZZELLIN

MARCOS OZZELLIN (São Bernardo do Campo-SP)
Auditório do BNDES – 22/07/2010
Ozzellin já alcançou uma vasta experiência musical nos arredores da Lapa apesar de ter cantado por dois anos em Portugal, no circuito Lisboa-Caiscais-Estoril, com áurea repercussão. Tem como sua madrinha artística a conceituadíssima Ithamara Koorax que sabe muito bem avaliar um talento merecedor de sucesso. E esse talento, é Marcos Ozzellin, que sabe fazer, como fazer e faz muito bem feito. Apresentando seu primeiro CD "Samba Transcendental", uma homenagem a alguns
sambistas consagrados que marcaram o repertório brasileiro fortalecendo ainda mais as raízes do samba. Um bonito espetáculo, um CD que promete destaque e relevância dentro da nossa música popular. Parabéns garoto, você merece todo esse prestígio. Avante!!!

quarta-feira, 21 de julho de 2010

ZIRALDO

ZIRALDO – Ziraldo Alves Pinto (Caratinga-MG)
Fundação Eva Klabin – 21/07/2010
Pintor, ilustrador, cartazista, chardista, caricaturista, formado em direito pela UFMG, jornalista, teatrólogo, escritor, colecionador de piadas e, - pasmem-se galera -, cantor e tiete de Dorival Caymmi. Com uma apresentação de vídeo sobre o cantor, Ziraldo homenageia e elogia o trabalho de Caymmi que muito o influenciou ao longo de sua vida. Arrisca-se e canta várias canções do repertório do artista à cappella. Seu único acompanhamento é o whisky fiel e confessa: "Meu sonho era ser crooner de orquestra, mas eu vim para desenhar". Ziraldo, além de encantador e, claro, muito espirituoso, é um homem de muita coragem! Ô trem bom esse menino maluquinho, uai!!!!
http://www.ziraldo.com.br

DOMINGUINHOS

DOMINGUINHOS – José Domingos de Moraes (Garanhuns-PE)
Rádio Roquete Pinto - 21/07/2010
Cantor, compositor e sanfoneiro da melhor qualidade. Batizado com o nome de Dominguinhos como sugestão do grande "Rei do Baião", mestre Luiz Gonzaga, que lhe ofereceu uma sanfona de presente iniciando assim a carreira brilhante que se sucedeu. Hoje, Dominguinhos completa 50 anos de carreira e lança seu primeiro CD gravado ao vivo em duas apresentações na capital paulista com uma superlotação de platéia. O repertório consta dos grandes sucessos de sua autoria que foram gravados por renomados intérpretes marcando assim o excelente êxito de sua trajetória musical. Nesse CD Dominguinhos é acompanhado por uma orquestra onde o som do trompete, trombone e violino valorizam ainda mais essa gravação. É imprescindível tê-lo em nosso "aconchego". Valeu Dominguinhos, você é grande demais!!!

MÔNICA MONTONE & TAVINHO PAES

TAVINHO PAES - ROBERTA DITTZ - CLAUFE RODRIGUES - MÔNICA MONTONE e GUGA MENDONÇA
Teatro Sesi – 21/07/2010
Falar sobre Vinícius de Moraes é tarefa cuidadosa, repleta de sentimentos apaixonados envoltos num romantismo que transcende o vasto horizonte do imprevisível. Sentir Vinícius é ter um oceano profundo de virtudes perfumando as palavras proferidas e profetizadas nos versos do amor. É nesse itinerário comovente que Mônica, Tavinho e Roberta mergulharam de cabeça e abraçaram o ápice da voz do poeta. Um presente para aqueles que bem acomodados na platéia puderam desfrutar do universo paradisíaco do poema, da linguagem metafórica da verdade que muitas vezes se vê desprovida da razão. É o espírito do prazer na essência da vida.

terça-feira, 20 de julho de 2010

VINÍCIUS DE MORAES É DEMAIS

LUIS LIMA (JAPÃO) – THIAGO ZAIDAN – MARCEL POWELL – THAIS MOTTA – ANDRÉ WHATELY – MARIANA DE MORAES e AUGUSTO MARTINS
Teatro Carlos Gomes - 20/07/2010
Lembrando o nosso grande poeta, compositor, diplomata e principalmente 100% carioca, Vinícius de Moraes, um time da pesada se reúne e presta uma homenagem singela, calorosa e deliciosamente romântica para aquele foi o grande mestre na arte de amar e poetar. André Whately, revestido de grande senso de humor, declamou muito bem esses poemas que permanecerão eternamente na memória do povo brasileiro. Na voz de Thais essas letras intensificaram vida e paixão. Com Augusto, apontando a ginga característica do povo carioca elas representaram o balanço do samba quente temperado com gelo do "seu" whisky fiel (o cachorro engarrafado). Com Mariana esses versos se perpetuaram no infinito como a hereditariedade. E com as cordas de Marcel registraram eternamente a memória daquele, que junto ao nosso poetinha, teve o privilégio de transformar toda maneira de dedilhar o violão iniciando-se assim uma nova era musical. Salve Vinícius de Moraes. Um grande brinde a você!!!

HYLDON

HYLDON – Hyldon de Souza Silva (Salvador-Ba)
Centro Cultural Light – 20/07/2010
Cantor, violonista, compositor, autor inúmeras composições consagradas como a canção "Na rua, na chuva e na fazenda", que foi regravada por vários intérpretes da música "soul". Primo do guitarrista Pedrinho do grupo The Fevers, tornou-se um componente substituto do referido conjunto propiciando assim uma ascensão musical mais rápida. Já teve como parceiros Tim Maia, Alex Malheiro, Caetano Veloso, Zeca Baleiro, Mauro Santa Cecília e outros artistas renomados, o que o faz permanecer numa posição bem alta na escala do sucesso. Esse show de hoje foi simplesmente bárbaro!

sexta-feira, 16 de julho de 2010

TIO SAMBA

TIO SAMBA CARLOS MAURO – SIMONE LEAL – GILSON SANTOS – WHATSON CARDOZO – MARCIO ARESE – FABIANO SEGALOTE – DAVI NASA – THIAGO CUNHA – BERNARDO DANTAS – FRED ALVES – FELIPE TAUIL e MARCONI BRUNO
Sala Baden Powell – 16/07/2010
Orquestra que visa priorizar a existência do samba de raiz exaltando compositores e intérpretes memoráveis que fizeram páginas dentro da nossa música popular. Nesta apresentação, a homenageada é a "Pequena Notável" Carmen Miranda. Tio Sam consta com uma formação instrumental de alto nível onde o sopro vigora como nas bandas ou orquestras de gafieira, apresentam arranjos criativos o que faz enriquecer a apresentação do grupo. Na voz temos um casal bem humorado que além do canto nos proporciona momentos de risos e simpatia. Tio Samba, muito bem intencionado!!!
http://www.myspace.com/tiosamba

quinta-feira, 15 de julho de 2010

CARLOS NAVAS

CARLOS NAVAS (São Paulo-SP)
Auditório do BNDES – 15/08/2010
Sua carreira iniciou como "divulgador de estrelas da música brasileira". Produziu também alguns artistas e então mergulhou de cabeça na galáxia da melodia. E deu muito certo! Hoje, apresentando o show "Quando o Samba Acabou", homenageando o cantor Mário Reis, Carlos tem a oportunidade de mostrar para o público carioca o seu estilo ímpar de cantar, revestido por uma suavidade notória, natural e expressiva. Um trabalho de qualidade, um conceito excelente, uma homenagem digna de todo o respeito. Parabéns, Navas, você fez bonito!!!
http://www.carlosnavas.com.br

quarta-feira, 14 de julho de 2010

MAURO SANTA CECÍLIA & CLÁUDIA ALENCAR

MAURO SANTA CECÍLIA & CLAUDIA ALENCAR
Teatro Sesi-Centro – 14/07/2010
Mauro - Carioca, advogado, escritor, poeta e letrista parceiro de Frejat. Cláudia – Paulista, artista plástica, poetisa, escritora e atriz. Essa dupla relevante na arte de poetar reuniu versos autorais para nosso enlevo e homenageou também o ilustre mestre poeta-maior, Vinícius de Moraes, que além de proclamar e morrer de amor, assinou tantas composições importantes para a nossa música popular. Uma apresentação valiosa, Mauro e Claudia deixaram marcas no auditório como fizeram no papel. Simples, objetivos, possuidores da sensibilidade característica de tornar legíveis suas idéias e devaneios, endossando o quanto é prazeroso viver de versos.

terça-feira, 13 de julho de 2010

OS CARIOCAS

OS CARIOCAS – SEVERINO FILHO – ELOI VICENTE – HERNANE CASTRO e NEIL TEIXEIRA
Teatro Carlos Gomes – 13/07/2010
Com o show de lançamento do CD "Nossa Alma Canta", esse grupo polifônico tão respeitado e admirado pelo público e pela crítica desde o seu surgimento, em 1942, e que hoje se encontra na sua oitava formação mantendo o mesmo sucesso e credibilidade das décadas passadas, deu-nos um show admirável. Fundador, mestre nas harmonias vocais e liderança do grupo, Severino continua sendo o grande desbravador da musicalidade desse quarteto. Eloi, multi-instrumentista é responsável pelos solos vocais, arranjos e roteiros. Hernane, além de 2ª voz e responsável pela marcação, é também professor de bateria. Neil, o mais novo integrante do conjunto mas possuidor de uma preparação musical magnífica. Além de cantor e baixista é também professor e teve seu curso de Mestrado em Práticas Interpretativas concluído em 2007. Estamos em muito boas mãos, vocês não acham!!!!!

ADRIANA e NATTANA & TUANNY

ADRIANA e NATANNA & TUANNY
Centro Cultural Ligth – 13/07/2010
Seu sucesso começou aos 12 anos de idade e logo ficou conhecida com a música "Vesti Azul", feita exclusivamente para ela homenageando-a pelo uso de seu uniforme no período colegial. Foi também gravada pelo grande Simonal, ultrapassando o recorde de vendas com 380 mil cópias na época. Esposa de Márcio Monteiro, produtor, compositor, músico e biólogo, mãe das gêmeas Nattana e Tuanny, também cantoras (e, para quem não sabe, advogadas), integrantes da última formação do grupo musical infantil "A Turma do Balão Mágico" que tanto encantou platéias em décadas passadas, hoje fazem um trabalho em conjunto cantando, tocando e produzindo. E para a alegria de muitos, essa turminha bem humorada do "Balão Mágico" está planejando voltar as atividades trazendo essas gemeazinhas para dar continuidade ao sucesso conquistado nos anos 80. Não é uma boa notícia? Viva essa família!!!
http://www.adreiana.official.ws/
http://adriana-lloveyoubaby.blogspot.com/

segunda-feira, 12 de julho de 2010

GEORGE ISRAEL

GEORGE ISRAEL (Rio de Janeiro-RJ)
Teatro Rival – 12/07/2010
Comemorando o Dia Mundial do Rock, George é o convidado do programa Palco MPB para homenagear não somente o rock mais também o seu polêmico, original e fiel seguidor – Cazuza –, que neste ano completa 20 anos de ausência, lançando o CD "13 parcerias com Cazuza" onde Israel endossa claramente a maneira direta, tocante e verdadeira das mensagens nos poemas estilosos de Cazuza que criaram vida com as melodias de seus parceiros. Uma bonita homenagem trabalhada com carinho, saudade, esmero e muito talento desse mestre compositor, cantor, guitarrista, tecladista e saxofonista George Israel. Vale à pena adquirir. É sensacional!

sexta-feira, 9 de julho de 2010

HAROLDO COSTA Convida BILLY BLANCO – BILLYNHO e PEDRO SOL

BILLY BLANCO – BILLYNHO e PEDRO SOL
Teatro Sesi-Centro – 07/07/2010
Arquiteto, compositor-cronista paraense que sabe retratar o cotidiano carioca com precisão. Nada escapou aos olhos atentos e a percepção apurada de Billy. Observou e cantou a verdade nua e crua da mulher femininamente leviana (Teresa da Praia), o rapazola suburbano que se passa por morador de Copacabana (Mocinho Bonito), o soberbo freqüentador das noites do Rio (A Pose do Bacana), a conduta dos freqüentadores das gafieiras (O Estatuto da Gafieira) até a grande ode em forma de valsa para a cidade do Rio (Sinfonia do Rio de Janeiro). Nessa apresentação Billy apresenta orgulhosamente sua descendência que não faz por menos, filho e neto com a mesma inteligência, perspicácia e musicalidade. Três gerações de talento, respeito e genuinamente brasileiros.
http://www.musicabrasileira.net/billyblanco
http://www.pedrosol.com.br

quinta-feira, 8 de julho de 2010

MATEUS SARTORI

MATEUS SARTORI (Franca-SP)
Auditório do BNDES – 07/07/2010
Nasceu com a música e com a música se criou no seio de uma família que prezava os saraus e os mantinham com constância. De valor em valor essa virtude foi sendo aprimorada na alma e no conhecimento de Sartori transformando-o assim no artista que é hoje: experiente, possuidor de uma afinação excepcional com um timbre acalentador e envolto por uma postura extremamente carismática. Esta homenagem a Caymmi foi comovente. Mateus cantou o mar de Dorival como poucos já o fizeram, envolveu-nos com seus mistérios, encontros, desencontros e tragédias, proporcionando-nos um momento único, poderoso e direto. Brilhante!!!

quarta-feira, 7 de julho de 2010

ISABELLA TAVIANI

ISABELLA TAVIANI - Isabella Maria Lopes Leite (Rio de Janeiro-RJ)
Teatro Sesi-Centro – 07/07/2010
Cheia de charme e simpatia Isabela apresenta seu mais novo trabalho constituído de canções que narram tanto o cotidiano com grande dose de lirismo como o realismo da vida nua e crua como "Borboletas e Risos", "Falsidade Desmedida" ou "Depois da Chuva". Isabella acredita ter esse CD um toque mais ameno do que os anteriores, uma realidade mais "relax", um jeitinho mais romântico de se dizer ou explicar a "autenticidade" da vida. Meu Coração Não Quer Viver Batendo Devagar traduz a maneira impulsiva, aventureira e desprendida de ver a vida e de brincar com ela. Um showzaço!!!!

MARIANA DE MORAES e MARCOS AMORIN & ABEL SILVA

MARIANA DE MORAES e MARCOS AMORIN & ABEL SILVA
Teatro Sesi-Centro – 07/07/2010
Ninguém melhor para falar de Vinícius do que sua própria neta Mariana. Atriz, cantora e compositora, estreou no cinema aos 5 anos de idade com o filme "Anchieta José do Brasil". Em Paris, aos 8 anos, se apresentou como "parceirinha" de seu avô numa montagem folclórica brasileira. Atuou também em "Luz Del Fuego"," Leila Diniz" e "Fulaninha" entre outros. Na música, além da grande influência de Vinícius, Mariana teve o auxílio de Caetano Veloso que a ensinou a engatinhar pela alma do samba de raiz, o que a motivou fazer em seu primeiro show em carreira solo apresentando repertório de Cartola, Geraldo Pereira, Ary Barroso, Bororó e outros sambistas que marcaram época. Hoje, falando e cantando Vinícius de Moraes, Mariana traz consigo os arranjos dedilhados por Marcos, guitarrista reconhecido internacionalmente, para reluzir ainda mais essa homenagem. A presença também do poeta, professor e compositor Abel Silva, autor de "Só uma Palavra me Devora", "Festa do Interior" e outras composições de sucesso, veio a completar esse cenário de poesia e lembranças do nosso ilustre mestre Vinícius de Moraes.

terça-feira, 6 de julho de 2010

PERY RIBEIRO & VICTOR BIGLIONE

PERY RIBEIRO & VICTOR BIGLIONE
Teatro Carlos Gomes– 06/07/2010
Pery - considerado um grande ícone da nossa música popular, o primeiro cantor a gravar "Garota de Ipanema", hoje reconhecida como a segunda composição mais gravada no mundo. Traz consigo toda tarimba musical adquirida por seus pais e desenvolvida com um estilo singular e brilhante. Biglione – Exímio guitarrista, esse argentino acariocado tem o dom especial de ilustrar seus arranjos com detalhes tão primorosos que o torna reconhecido como um dos maiores instrumentistas que a Cidade Maravilhosa tem a honra de acolher. Esse show teve um aspecto muito especial, trazendo roupagem nova para releituras e um carisma bem precioso dessa dupla. Um resultado perfeito!

NEY LOPES & GALOCANTÔ Convidam ZÉ LUIZ & IVAN MILANEZ

NEY LOPES & GALOCANTÔ Convidam ZÉ LUIZ & IVAN MILANEZ
CCBB – 06/07/2010
Projeto dedicado ao jornalista Roberto M. Moura que aborda o encontro das rodas de samba no contexto brasileiro. Como tema de hoje temos a Roda dos Subúrbios - aquela que se estende pelas estações da Leopoldina, cada qual com sua maneira bairrista de se apresentar e difundir suas idéias, apelos, protestos e, claro, sua musicalidade. Zé Luiz e Ivan, representantes do Império Serrano, tem seus nomes escritos nessa cadência oriunda do Morro da Serrinha, no subúrbio que se estende de Madureira até Vaz Lobo, conhecido também como "Quilombo do Samba". Ney Lopes e Galocantô - seus anfitriões - juntam-se nesta história que atravessa décadas de tradição e cultura carioca. Uma história de raça... uma história bem brasileira!!!

sábado, 3 de julho de 2010

ORQUESTA TIPICA FERNANDEZ FIERRO - Argentina

ORQUESTA TIPICA FERNANDEZ FIERRO (Buenos Aires-ARG)
Sala Baden Powell – 03/07/2010
Em turnê pela primeira vez no Rio de Janeiro essa orquestra formada por jovens músicos argentinos que entremeiam o tango tradicional com o som eletrizante do rock progressivo produzindo assim uma sonoridade impactante e glamourosa. A força motriz desse conjunto é constituída pelos violinos e bandoneons vibrantes que nos levam às noites cheias de paixão, sensualidade e melancolia das ruas sujas dos bairros industriais de Buenos Aires do início do século XIX. Um trabalho de resgate modernizando todo esse estilo ora romântico, ora agressivo do tango. Espetacular!!!!

quinta-feira, 1 de julho de 2010

YASSIR CHEDIAK

YASSIR CHEDIAK (Rio de Janeiro-RJ)
Sala Baden Powell - 01/07/2010
Produtor, arranjador, compositor, violeiro e cantador. Filho do cineasta Braz Chediak e primo do produtor e músico Almir Chediak. Traz consigo, na bagagem, uma boa carga da arte depurada e uma viola preciosa oriunda do coração do verdadeiro violeiro. Estudioso da música de raiz, amante do mato, do cheiro da terra molhada, dos pomares e da ingenuidade do caipira, transforma todos esses atributos em música. E como é um inovador, lança agora seu mais recente CD "A Viola e o Mar", onde usa da influência de Caymmi para dedilhar suas cordas em composições praieiras sem perder o toque sertanejo. Um bonito trabalho recortado por sutilezas e aprimorado pela versatilidade que lhe é peculiar.
http://www.yassir.com.br/